Prefeito Anderson de Paula realizou a entrega de kits escolares enviados pelo estado para o desenvolvimento do projeto
Uma verdadeira força-tarefa pela alfabetização. É assim que podemos descrever o programa AlfaMais, o projeto de colaboração entre Estado e municípios que tem o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino. Nesta segunda-feira (6), o prefeito Anderson de Paula e a vice Nicolina visitaram unidades escolares para entrega de kits de materiais escolares do AlfaMais e início de mais uma etapa do AlfaMais na cidade.
O projeto foi criado por meio da lei estadual nº 21.071 e sancionado em 09 de agosto de 2021. Em Quirinópolis, desde fevereiro de 2022, as metodologias e estratégias propostas pelo AlfaMais já têm sido aplicadas dentro de sala de aula. O que, de acordo com o prefeito Anderson de Paula garante a isonomia da educação básica. “Esse programa hoje em parceria com o governo do estado vai atingir 2400 alunos no nosso município e vai trazer ainda mais equidade na educação. Todos vão estudar a mesma matéria, com o mesmo material”.
Além disso, Anderson contou aos pais que participaram da entrega dos kits AlfaMais sobre a origem do projeto. “Este é um programa que foi feito em Sobral no Ceará e tornou a cidade referência em educação no país e no mundo”, e finalizou, “então, quem vai colher os frutos são vocês, alunos, vocês vão ter uma melhor qualidade de ensino no período que vocês mais precisam. Eu tenho certeza que esse programa faz a diferença no nosso Estado e também no nosso município”.
Investimentos na educação
Com 4 cadernos, um caderno de desenho, 5 lápis de escrever, 2 borrachas, 2 apontadores, 1 cola, 1 caixa de lápis de cor, 1 jogo de canetinhas, 6 colas coloridas, os kits fizeram a alegria das crianças que não viam a hora de começar a usar os novos materiais. Da mesma forma, os pais também aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque isso é um incentivo muito grande para ela. Isso influencia muito para eles”, contou Claudiane Rodrigues, mãe da aluna Kemilly, da Escola Municipal Maria Ignez. “Eu acho uma iniciativa muito importante. Isso levanta a própria autoestima deles porque eles já gostam de estudar, mas isso é um incentivo a mais”, continuou.
Os kits vem somar a um projeto de gestão que tem a educação como um dos focos centrais. Para atender às demandas das unidades de ensino, por exemplo, a Prefeitura criou, desde 2021, o Programa Dinheiro Direto na Escola, que realiza repasses anuais para que os gestores de cada unidade de ensino tenham a liberdade para aplicar nas principais necessidades emergenciais. Ou a entrega de kits de uniformes para todos os estudantes da educação básica com camiseta, calça, tênis, máscara e até squeeze.