Os investimentos da administração municipal na saúde são constantes e vão muito além do que foi investido nas últimas décadas pelo setor público. A Prefeitura tem aplicado recursos em diversas intervenções que irão aprimorar e ampliar a capacidade de atendimento da rede.
A criação do Hospital Geral Municipal, abrigado no antigo prédio do Hospital de Retaguarda, no setor Caldas do Oeste, conta com uma reestruturação geral no local permitindo melhorias e ampliação da estrutura, contribuindo de forma direta na melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. A obra contempla ainda, a construção de um moderno centro cirúrgico com unidades semi-intensivas, sala de raio-x, leitos clínicos/cirúrgicos (pós-operatório), e novas alas, para diagnóstico por imagem, análises clínicas e ambulatório.
Outro benefício iniciado pela gestão do prefeito Kleber Marra, é a reforma e ampliação do atual Hospital Municipal Dr. André Ala Filho, que abrigará em breve, o Hospital Municipal de Referência da Mulher e da Criança. Quem passa pelo local já encontra um grande canteiro de obras montado e a primeira etapa do serviço estrutural, quase concluída, seguindo rigorosamente o cronograma de execução.
As adequações que estão sendo realizadas naquela Unidade de Saúde proporcionarão novos espaços para a instalação de salas administrativas, novo centro cirúrgico, setores de apoio técnico, dentre outras melhorias, oferecendo assim, mais condições de trabalho aos colaboradores, além de qualidade e conforto aos usuários. “Temos compromisso com a dignidade da pessoa humana e a maneira mais eloquente de se prestigiar essa dignidade é por meio do direito à saúde”, destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Brum.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que faz parte da Rede de Atenção às Urgências, é outro exemplo de como os recursos públicos estão sendo investidos pela atual gestão. Inaugurada em 2012, a unidade, que nunca havia passado por uma reforma significativa, foi totalmente revitalizada, com diversas melhorias estruturais nas áreas interna e externa.
“Os investimentos que estamos fazendo para disponibilizar unidades de saúde mais adequadas à população refletem o nosso compromisso de qualificar a saúde municipal. Quem está na fila do SUS para receber atendimento médico e hospitalar, não pode esperar e precisa ser bem acolhido, com agilidade, conforto, segurança e dignidade”.
Kleber Marra destaca ainda, que a saúde é uma área desafiadora para os gestores públicos de todo o País, e não é uma exclusividade de Caldas Novas. “Por isso, estamos trabalhando muito, com planejamento, gestão e dedicação, para oferecer um atendimento mais adequado aos cidadãos”, complementa o gestor caldasnovense.