catalao:-termos-de-execucao-cultural-da-lei-paulo-gustavo-da-cidade-foram-assinados-no-ultimo-dia-30-de-novembro
Catalão: Termos de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo da cidade foram assinados no último dia 30 de novembro

O Município de Catalão via Fundação Cultural Maria das Dores Campos, por meio dos Editais LPG Nº 05/2023 – Diversas Áreas da Cultura e LPG Nº 06/2023 – Audiovisual com base na Lei Complementar 195/2022, Decretos 11.525/2023 e 11.453/2023 publicados em Setembro de 2023, recebeu 47 inscrições de artistas por meio de seus Projetos Culturais, num cronograma amplo com esclarecimentos e retirada de dúvidas presencial e remoto em tempo real.

A LPG – Lei Paulo Gustavo – viabilizou o maior investimento no setor cultural da história do Brasil, e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia, que limitou severamente as atividades do setor.

Em Catalão, os recursos disponibilizados para serem usufruídos através dos dois Editais somam R$ 935.684,00, sendo 38 Projetos a receber recursos, 19 deles em cada Edital.

Fundo Setorial

Toda verba da Lei Paulo Gustavo veio de superávits do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). Os recursos do FSA são oriundos dos tributos recolhidos pelos agentes do mercado, principalmente da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

A cerimônia de repasse dos recursos acontecerá em dezembro.

A partir de janeiro de 2024, a Fundação Cultural, a Prefeitura Municipal de Catalão e a imprensa local darão destaque aos 38 contemplados com o recurso para realização de seus produtos Culturais.