catalao:-velomar-rios-corre-risco-de-ter-candidatura-impugnada
Catalão: Velomar Rios corre risco de ter candidatura impugnada

Segundo informações do site Política em Goiás, o candidato à Prefeitura de Catalão, Velomar Gonçalves Rios (MDB), foi oficialmente citado pela Justiça Eleitoral, na última segunda-feira, 19 de agosto, para contestar, no prazo de sete dias, a impugnação apresentada contra o registro de sua candidatura. A impugnação baseia-se na alegação de que Velomar exerceu funções como secretário municipal de saúde em período proibido por lei, o que pode comprometer sua elegibilidade.

De acordo com as informações, Velomar se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal de Saúde para concorrer ao cargo de prefeito de Catalão. Contudo, surgiram alegações de que ele continuou a desempenhar atividades relacionadas ao cargo após o prazo permitido por lei. Entre as ações apontadas, Velomar teria participado de reuniões em Brasília e de eventos realizados na prefeitura, atividades que ocorreram durante o período em que ele já deveria estar afastado de qualquer função pública.

A impugnação ao registro de sua candidatura foi motivada pela suposta violação das regras de desincompatibilização, conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 64/90, combinada com a Resolução TSE n.º 23.609/2019. Caso seja confirmada a irregularidade, Velomar terá indeferido seu registro de candidatura e poderá ser substituído pelo seu vice Nelson Fayad, o qual seria chamado Leovil Evangelista Júnior (União Brasil), para ocupar a vacância da candidatura de vice prefeito.

A decisão final sobre o registro de sua candidatura deverá ser tomada pela Justiça Eleitoral após a análise das contestações apresentadas.