A Chica Doida faz parte das histórias, memórias e tradições de ser quirinopolino. Por isso, esse prato patrimônio goiano merece um festival a sua altura e, neste ano, a Prefeitura de Quirinópolis está realizando uma das maiores festas da história. Cerca de cinco mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições na primeira noite de festa, que contou com show da dupla Fred e Fabrício, apresentações culturais e, claro, muita Chica Doida.
A partir das 13h, as atrações já haviam começado com a oficina “Artesanatos da palha do milho e sabonete de milho” oferecida pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com a Superintende de Cultura, Wanderleia Nogueira, “essa iniciativa fomenta a economia familiar”, além de, claro, fomentar a cadeia produtiva do milho e ser uma opção sustentável com o aproveitamento integral da matéria-prima. Logo depois foi o momento de sentir água na boca com os pratos inovadores, criativos e deliciosos do concurso A Chica Mais Doida.
No comecinho da noite, quem recebeu a galera foi o cantor da terra João Barreto, seguido da orquestra de violeiros e os alunos do projeto Quiri em Movimento da Assistência Social, que deram um show de talento. Tudo isso, mostra a essência do que é o Festival da Chica Doida, alegria, tradição, nossa população fazendo a festa. Por isso, ao anunciar oficialmente a abertura do evento o prefeito Anderson de Paula falou a todos para que “aproveitem a festa. Que essa alegria de hoje se estenda pelos próximos três dias, com segurança e responsabiliade”.
*Chica Doida em quadrinhos*
Outra novidade anunciada na última noite foi que, agora, a Chica Doida virou história em quadrinhos. A Secretaria Municipal de Educação vai distribuir para todos os alunos da rede municipal de ensino um exemplar que conta a história de uma família que acaba de chegar de mudança em Quirinópolis e se assusta com um outdoor falando que aqui é a “Terra da Chica Doida”. Ravi, o protagonista dessa história, se assusta. Afinal, quem é essa Chica que é doida? É melhor manter distância. Mas é na escola que ele aprende a história e o valor desse prato patrimônio goiano.
O lançamento da edição aconteceu ontem (5) no Palco da Chica, onde a ex-secretária Delvânia Santos contou um pouco da trajetória da equipe de trabalho para desenvolver esse projeto e falou da importância de perpetuar nas futuras gerações a história do prato que muito mais do que uma receita é parte da cultura quirinopolina.