É nos municípios que as coisas acontecem. É lá que as pessoas vivem e demandam serviços públicos de forma mais direta. Assegurar uma gestão municipal de qualidade, portanto, é fator primordial para o bem-estar de uma sociedade.
No município de Cristalina, o prefeito Daniel Sabino Vaz – o Daniel do Sindicato têm trabalhado para que a população receba serviços de qualidade. No dia 7 de novembro, cumpriu um dia de reuniões em Brasília, começando pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, onde tratou sobre a questão final e legal da doação da tubulação do projeto de irrigação das Três Barras para a associação dos assentados.
Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Gilmar de Oliveira Matos; do vereador Jean Eustáquio; do presidente da Associação Três Barras, Hermes Sachetti; do vice-presidente Luiz Pagani; da assessora jurídica da associação, Eliane Leonel de Campos, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Alécio Maróstica, o prefeito foi recebido pelo ministro Waldez Góes, em audiência marcada pela deputada federal Flávia Morais (PDT).
Para resolver a questão, o ministro determinou uma imediata reunião com a equipe jurídica do Ministério, a qual aconteceu em seguida, e se comprometeu com Daniel a vir em Cristalina o mais breve possível para conhecer as belezas e o potencial econômico do município, apresentados a Góes por meio de um belo cristal e de um mapa que mostra o tamanho da irrigação no município.
Em outra audiência, Daniel foi até ao Palácio do Planalto, local em que houve um encontro com vários prefeitos goianos na Secretaria de Relações Institucionais, comandada pelo ministro Alexandre Padilha. A diretora de Governança Institucional, Nara Kohlsdorf, falou para os gestores sobre o cadastramento para execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O deputado federal Jeferson Rodrigues, do Republicanos, presente à reunião, ressaltou que busca uma pauta positiva para as cidades goianas, citando, inclusive, o nome do prefeito cristalinense Daniel do Sindicato.
O prefeito Daniel do Sindicato e os demais membros da comitiva cristalinense avaliaram como positiva as reuniões, que terão seus desdobramentos já nas próximas semanas.
Recentemente, o prefeito retirou, do pátio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), mais uma motoniveladora, que chega ao município como fruto do esforço da administração municipal junto a órgãos federais, como o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a própria Codevasf.
A máquina atuará na realização de serviços das ruas que estão sendo preparadas para o calçamento e na manutenção das estradas vicinais de Cristalina.
Nesta semana, mais uma etapa da entrega de escrituras foi concluída. Cerca de 100 proprietários de imóveis foram buscar suas escrituras, recebidas sem qualquer custo, pois o prefeito, que desde quando era vereador entendeu que é injusto a prefeitura cobrar de quem já adquiriu seu patrimônio, decretou que não seria exigido nem um centavo de qualquer cidadão.
As escrituras estão sendo entregues depois de 107 anos de história do município, haja vista que mais de 80% dos imóveis da cidade não tinha legalidade para obter o registro definitivo no Cartório de Imóveis antes de 2017.
O benefício chegou através da nomeação de uma competente equipe de advogados para resolver a questão de uma vez por todas e da criação do Departamento de Regularização Fundiária. Em breve mais escrituras serão entregues, pois o trabalho da prefeitura não para.
Falando em benefício social, mais de 560 cartões Mães de Goiás e 56 Cartões Dignidade foram entregues no dia 10 de novembro. Do total, 180 irão para mães e idosos do distrito de Campos Lindos.
Com a presença do prefeito Daniel do Sindicato e da senhora Vânia Rasmussen, representante do Governo Estadual, as mães compareceram ao ginásio expressando alegria e gratidão pelo benefício implantado pelo governador Ronaldo Caiado, em 2021.
Participaram da solenidade a secretária municipal de Assistência Social, Andréa Carvalho dos Santos, os vereadores Jean Eustáquio Magalhães Alves, Pablo Magela e Marquinho Abrão, além da secretária de Cultura e Turismo, Luciana Passos.
O gestor cristalinense, Daniel do Sindicato, que disponibilizou toda estrutura do evento e é parceiro do governador, agradeceu Ronaldo Caiado pela importância dos programas sociais destinados a famílias de baixa renda, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social do estado e dos municípios goianos.
Entre os programas sociais Mães de Goiás, Dignidade, Aluguel Social, Bolsa Família, BPC e Cheque Reforma, Cristalina chega ao número de 11.000 famílias atendidas, beneficiando mais de 25.000 pessoas.
No Centro de Convivência Neusa de Fátima Damm, foi realizado, de 7 a 10 de novembro, o treinamento de produção artesanal de doces. A instrutora Eva Machado ministrou com o objetivo de treinar os participantes a produzir doces típicos da culinária rural, utilizando técnicas artesanais de produção.
O desenvolvimento foi por meio de parcerias firmadas entre o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Assistência Social, com a organização do SUAS – Trabalho.
As ações do setor de educação também não param. O CEI – Centro de Educação Infantil Luísa Póvolo realizou diversos projetos com o agrupamento de 3 anos. Os projetos foram desenvolvidos e coordenados pela professora Bárbara Daminelli, como Gentileza gera gentileza; Meu alfabeto; Descobrindo quem sou; Semana de artes plásticas, e Cristalina, minha terra, minha história. Além dos projetos, atividades foram realizadas como “Sensorial e Trabalhando a Psicomotricidade”.
A mesma unidade educacional promoveu a Feira Cultural e a Festa da Primavera, que contaram com a participação de todos os agrupamentos, equipe e pais, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
E tem mais conquistas para o setor da educação: a construção do Colégio e da Faculdade Atenas. O primeiro passo foi a aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal de Vereadores. No projeto, a Prefeitura disponibiliza mais de 13 mil m² para a construção das instituições de ensino. No total, são 70 mil m² para a construção desse novo complexo educacional. Mais de 56 mil m² foram cedidos pelo empresário Jelson Bedin.
Como sempre na atual administração, o esporte também é gerido com responsabilidade. Com oito equipes, a Copa do Servidor foi sucesso total. A final aconteceu no dia 12 de novembro, no campo de futebol society da Chácara do Jovelino, e teve o time da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada como campeão.
O vice-campeonato ficou com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes.
A superintendência Municipal de Trânsito informa que todas as mudanças que estão sendo realizadas nos sentidos de circulação das vias públicas são baseadas no Plano de Mobilidade Urbana, conforme predispõe a lei número 12.587, de 3 de janeiro de 2012 (federal) e a Lei Complementar número 60, de 28 de abril de 2023 (municipal), para que as ruas fiquem adequadas para receber o transporte público que também está previsto para ser implantado na cidade de Cristalina.
A SMT-Cris informa, ainda, que a mudança de sentido de circulação da Rua Floresta atende, além do Plano de Mobilidade Urbana, as orientações da 3ª Promotoria de Justiça, pois visa descongestionar o tráfego de veículos e evitar possíveis acidentes.