Um dos personagens mais importantes da história cristalinense, Antonino Camilo de Andrade deu o seu último suspiro na manhã desta sexta-feira, 29 de dezembro, em Brasília DF.

Acometido de enfermidade, nos últimos meses Antonino estava recluso e pouco saía de casa, estando sob cuidados médicos e familiares. Sua morte ocorreu em casa, pela manhã, sendo que ele dormiu ontem à noite para acordar somente na eternidade, já cercado de cuidados celestiais, em local onde não existem nem as dores e nem as tristezas deste mundo.

Desde que espalhou a infausta notícia, centenas de pessoas lamentaram o seu surpreendente falecimento através das redes sociais, reconhecendo a sua relevância para o município e para o estado de Goiás.

Em 2021, quando ele completou 70 anos de idade, o jornalista Eliezer Bispo, que novamente posto em homenagem à sua memória e em gratidão por à amizade que nasceu em 1988, quando ele foi eleito prefeito de Cristalina e eu me elegi para a Câmara Municipal, como vereador mais jovem da história da Serra dos Cristais.

Juntos, tivemos uma história bonita e de cumplicidade, pois tive a oportunidade de presidir o Poder Legislativo enquanto ele era chefe do Poder Executivo (1991/1992), ajudei a coordenar as suas vitoriosas campanhas de deputado estadual (1994 e 1998), trabalhamos na eleição de seu irmão, Ildeu Alvarez de Andrade, que se tornou prefeito de 1997 a 2000, e fui seu líder na Câmara Municipal (2006/2007) e seu secretário de comunicação (2005 e 2008).

Antonino sempre incentivou e apoiou o meu trabalho, sendo seus feitos e empreendimentos publicados em jornais e revistas sob a minha responsabilidade. Confira, a seguir, o texto de dois anos e meio atrás, acompanhado de algumas fotos:

Antonino completa 70 anos

Nascido em 25 de julho, é aniversário do amigo Antonino Camilo de Andrade. Então, nada melhor do que homenageá-lo através deste perfil, com a adaptação de um texto já publicado por mim, tempos atrás.

Natural de Patos de Minas, Antonino é filho de seu Amadeu e dona Amélia, saudoso casal que adotou Cristalina para fundar a primeira grande empresa do município, a qual se notabilizou pela localização estratégica e pelos inúmeros benefícios que trouxe para a cidade em quase 50 anos de existência: o Posto JK.

Antonino estudou Engenharia Civil na UnB nos anos 1.970, trabalhou na Usiminas e na Embrapa, para, em seguida, vir para Cristalina cuidar dos negócios da família. Com visão de futuro, Antonino nunca temeu desafios, razão pela qual foi bem sucedido por onde passou, seja na profissão que escolheu, como empresário, pecuarista ou em sua vida pública.

Como a política é algo forte em sua vida, é importante destacar que Antonino tem destaque especial, haja vista ele ter sido prefeito de Cristalina por dois mandatos (1989/1992 e 2005/2008), deputado estadual por duas vezes (1995/1999 e 1999/2003) e secretário de estado por três anos.

Antonino atualmente dedica sua vida aos negócios que possui, inclusive a um empreendimento imobiliário, Residencial Vale do Sol) que ocupa grande parte do seu tempo.

Casado com Neide Viana Eduardo Andrade há mais de 40 anos, ele é pai de Bruna e Tatiane, além de avô de Clara e Iuri.

Antonino é querido por amigos e familiares, que fizeram o dia dele ser pequeno para receber todas as felicitações e as orações que foram dirigidas a Deus em favor da sua vida.