8 de março, Dia Internacional da Mulher, e, para marcar a data, a Prefeitura de Quirinópolis vai promover ações que reforçam e pontuam a luta constante do poder público na promoção dos direitos e bem-estar da mulher. As ações começaram cedo nas UBS 4 e 10, que promoveram um café da manhã com direito a sorteio de brindes, palestras e muita informação para a promoção da saúde feminina. Além é claro de uma busca ativa desse público para a realização de exames em favor da saúde da mulher.

“A gente está com toda estrutura de coleta de exames, como preventivo, solicitação de mamografia, tudo que for necessário para o atendimento às mulheres”, explicou o secretário de saúde Jader Adriano. Neste sentido, Jader reforçou ainda que “essas ações vão se prolongar ao longo de todo o mês com uma agenda positiva para o público feminino”.

Da mesma forma, o vereador Wellington Faustino, falou sobre a importância de iniciativas que, além de promover o bem-estar, ainda intensificam a promoção de políticas públicas. “Eventos como estes buscam o fortalecimento de políticas voltadas às mulheres. Nós sabemos que tudo que as mulheres alcançaram foi através de muita luta, então esse dia vem reforçar isso”, ressaltou o parlamentar.

Além disso, prova de que ações para promoção da saúde da mulher são parte de um projeto que ultrapassa as celebrações do dia 8 de março, no último mês, todas as UBSs receberam equipamentos novos para intensificar o Programa Saúde da Mulher, fruto de emendas impositivas da vereadora Núbia Theodoro. “Essa é uma sequência de trabalho que está sendo entregue para o público feminino. No mês passado, tivemos a entrega de equipamentos para ampliar ainda mais a qualidade dos serviços ofertados às mulheres, então são macas ginecológicas, focos de led. Tudo isso vem ao encontro da prevenção de doenças”, contou o secretário.

“É uma série de fatores que vem buscando esse fortalecimento. Como o Jader bem disse, é o mês inteiro. E a secretaria tem feito um papel importante no rastreio de doenças como Câncer de Mama, câncer de colo de útero, na prevenção”, reforçou o vereador. Por fim, celebrar o Dia da Mulher é reconhecer o protagonismo de todas elas na nossa sociedade e, mais além, selar um compromisso do poder público com a promoção de direitos e políticas que de fato levem à equidade e bem-estar de cada uma.