Familiares, ex-prefeitos, ex-vereadores, correligionários do MDB e amigos acompanharam, na noite de 13 de novembro, na Câmara Municipal de Goiandira, a entrega de Moção Honrosa ao ex-prefeito e ex-vereador Joaquim Batista Tristão, que também presidiu o hospital do município. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Romes Antônio da Silva e aprovada por toda a Casa.
Na sessão solene realizada após a sessão ordinária, foram destacadas várias realizações de Joaquim Batista e o proponente da moção citou passagens da história do município, especialmente nos momentos em que o homenageado esteve à frente do poder executivo. “Esta é uma noite festiva e tenho muito orgulho de ser o proponente desta homenagem. Na Febem, hoje Numeg, foi onde muitas crianças, inclusive eu, tiveram acesso ao seu primeiro ordenado, isso numa época em que o conceito de menor aprendiz ainda não existia. Lá, quando o Joaquim era prefeito, ajudávamos a plantar horta e a confeccionar cabides e esculturas em gesso”, recordou o edil, que também citou a construção do estádio municipal; reconstrução da Praça Dr. Pedro Ludovico, como a viabilização junto ao governador Iris Rezende Machado da construção do viaduto da GO 210, o Ginásio de Esportes Terra Branca e 30 casas em um único dia no sistema de mutirão como grandes feitos de Joaquim Batista Tristão enquanto gestor do município de Goiandira.
O vereador Pedro Augusto Silva da Silveira disse que Joaquim Batista foi “o maior tocador de obras de Goiandira. “Ser político é ser atuante, é cuidar do outro e o Joaquim sempre cuidou de cada cidadão goiandirense com maestria. Por isso, esta homenagem é muito justa. Orgulhosamente, votei a favor porque o que ele fez jamais será esquecido”.
Para a vereadora Joana Darc de Fátima Silva Ferreira, também foi uma honra aprovar a moção honrosa e homenagear o ex-prefeito. Ela destacou que, por muitos anos, trabalhou na casa dele, depois em seu mandato, portanto, agradece a ele por todo apoio e o parabeniza pelo importante reconhecimento.
“Falar sobre o Joaquim é fácil porque tive o privilégio de trabalhar com ele quando foi prefeito. Ele ensinou muita coisa para nós, os funcionários públicos. Nos ensinou que é preciso trabalhar muito na política, que tem que mostrar serviço pra população e sempre pensar no bem coletivo. Ele é um tocador de obras que merece todos os nossos aplausos”, ressaltou o vereador Osvaldo Garcia.
“Na cidade inteira existe uma marca dele”. Com esta frase o vereador Pedro Gilberto dos Santos iniciou seu discurso direcionado ao homenageado. O parlamentar contou que existe uma relação de muito respeito e confiança entre ambos, que admira o Joaquim e que, na política e na vida pessoal, se espelha nele”.
Por sua vez, o vereador Vanildo Aparecido Borges salientou que se fosse enumerar todas as obras executadas pelo ex-prefeito, levaria a noite toda. Ele pontuou: “Fui vereador no mandato do Joaquim Batista, a gente cobrava e ele fazia. Se não dava pra fazer, falava que não tinha como, explicava o motivo do não. Parabéns a ele por ser esse homem público de respeito. O mérito é todo dele, do trabalho que desenvolveu em favor do povo goiandirense”.
A vereadora Clarice Inácio caracterizou o ex-prefeito como uma pessoa excelente, um dos maiores políticos da região e que apoiava muito os servidores públicos em todos os sentidos, inclusive com reformas das casas deles.
O legado de Joaquim Batista também recebeu comentários positivos do presidente da câmara, João Fernandes. “Não são apenas as palavras, mas as atitudes que definem quem somos. A trajetória do Joaquim não foi de muito discurso, mas de muita determinação para alavancar o desenvolvimento de Goiandira tanto na zona urbana quanto na rural. Sempre precisamos de um referencial e o prefeito que seguir o exemplo deixado pelo Joaquim, com certeza, será bem sucedido como ele foi ao tratar a coisa pública”.
Goiandirense e prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva acompanhou a homenagem e falou sobre o “tocador de obras”: “Meu saudoso pai gostava muito do Joaquim e a maior parte da população ainda gosta, pois o tem como símbolo vivo da política em Goiandira. Parabéns a ele, pois esta homenagem é merecidíssima. Parabéns também ao vereador Romes, que teve a brilhante ideia de propô-la”.
Encerrando os discursos de homenagem, o prefeito Allisson Henrique Barbosa Peixoto pontuou que todas as manifestações foram louváveis e verdadeiras, mas, para ele, “o Joaquim representa o que muitos políticos ainda não têm, que é a capacidade de perdoar e de ser companheiro leal”. Segundo o atual gestor, Joaquim Batista jamais abandonou as relações humanas e sempre se posicionou sabiamente frente aos embates políticos. “A palavra que deixo aqui, nesta noite, é gratidão por tudo que o Joaquim representa para mim e para nosso município”.
Prefeito por dois mandatos, Joaquim Batista ficou emocionado com tantos discursos de afeto. Em sua fala de agradecimento, relembrou alguns de seus feitos mais marcantes e demonstrou profunda gratidão pela presença de todos, nominando cada um. Ainda reconheceu a iniciativa do vereador Professor Romes e disse que, mesmo não ocupando o cargo de prefeito, continua à disposição do município que ele tanto ama: “Sempre trabalhei por nosso povo e continuarei trabalhando porque meu lema é trabalho. Pela homenagem, agradeço ao vereador Romes, a todos os demais edis, às pessoas aqui presentes e a toda população de Goiandira que me deu a oportunidade de zelar do município. Se não fosse a confiança da população, nada disso teria sido realidade, então, deixo o meu muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram para que eu pudesse estar aqui”.
Um momento também relevante foi a exibição de um vídeo com depoimentos de familiares e admiradores. O deputado estadual Jamil Calife enviou uma declaração diretamente da China, afirmando que Joaquim Batista é um dos políticos mais tradicionais da região. O vice-governador do Estado, Daniel Vilela, e o ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, também enviaram congratulações.
O Plenário Silvio de Castro Lima, que estava cheia, contou com as presenças de várias autoridades políticas, como Arédio Teixeira Duarte, ex-deputado estadual e amigo de Joaquim Batista Tristão; José Teixeira de Araújo, ex-prefeito de Goiandira; Neusmar Vaz Santana, vice-prefeito; Tereza do Carmo de Faria, ex-vereadora (primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo goiandirense), secretários municipais e a Secretária Executiva da Prefeitura de Catalão, Lindalva Elias representando o prefeito Adib Elias Júnior.