O setor de confecção de Ipameri passa a contar, a partir desta quinta-feira (21/12), com uma máquina de corte automático de tecido Audaces capaz de produzir até 50 mil peças por dia, o que representa uma expansão histórica da capacidade produtiva da região. O governador Ronaldo Caiado esteve no município, onde inaugurou o Arranjo Produtivo Local (APL) da Moda e entregou o equipamento, considerado um dos mais modernos do mundo e avaliado em R$ 2,5 milhões.
Caiado explicou que a expansão do setor induz o desenvolvimento social por meio da geração de renda. É oportunidade de emprego e emancipação para as pessoas que vivem ainda numa condição social de pobreza. O governador ressaltou que a iniciativa também é uma forma de garantir autonomia às mulheres, ao lembrar que o segmento possui forte presença feminina. Nós trabalhamos cada vez mais para que as mulheres sejam independentes e tratadas com respeito. É assim que vamos ser um estado cada vez melhor para se viver, afirmou.
O prefeito de Ipameri, Janinho Pacheco, considera o investimento um marco histórico. Eu tinha um sonho de ver as mulheres com emprego na nossa cidade. Comecei com muita dificuldade, treinamos 160 mulheres, e agora veio a máquina Audaces, agradeceu. O setor de confecção vive uma expansão produtiva em todo o estado. Ipameri é o 14º município a receber uma máquina de cortes. Até este mês, 23 milhões e 100 mil peças foram cortadas no estado de Goiás. Isso rendeu dinheiro e melhorou a vida de muita gente, comemorou o governador.
Qualificação
O impulsionamento da produção pela gestão estadual é integrado com a qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. O Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) em Ipameri oferece cursos de qualificação profissional gratuitos, entre eles os de confecção. Os alunos cadastrados do CadÚnico podem receber até R$ 5 mil, ao final do curso, para investimento em um negócio próprio. Caiado entregou 40 cartões de Crédito Social para quem concluiu o curso de Corte e Costura + Modelagem.
Nília de Jesus Campos fez o curso do Cotec e contou sobre a evolução financeira que vive após ter acesso à qualificação. “Eu aprendi do zero. Quando terminou o primeiro curso, decidi seguir na área e hoje estou fazendo costura em casa. Quero crescer cada dia mais e comprar meus equipamentos com o Crédito Social para continuar melhorando minha vida, projetou. Ela contou ainda que, com a chegada da máquina Audaces, vai poder produzir costuras para a região da 44 e ampliar sua renda.
O governador ressaltou a importância do investimento em tecnologia na confecção. Essa máquina é o que tem de mais sofisticado. O corte é executado a partir do padrão desenhado no computador. Com isso, o aproveitamento do material será o melhor, observou. A máquina de cortes fica à disposição ao APL da Moda, no Centro Municipal de Geração de Emprego e Renda – Willian Nader, para qualquer micro ou pequeno empresário do ramo.
Com apoio da Secretaria da Retomada, o município de Ipameri formou sua primeira cooperativa de costura, a CoopModas. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, o Sistema OCB/GO e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás. O secretário da Retomada, César Moura, explicou que a integração das políticas garante desenvolvimento para a região. Além de posicionar as empresas a expandir, podemos apoiar as cooperativas para cada vez mais o dinheiro ficar aqui, afirmou.
Natal do Bem
Na passagem por Ipameri, o governador ainda entregou 2.348 brinquedos por meio do Natal do Bem. As crianças ganharam carrinhos, bonecas, bolas de futebol e de vôlei e kits de panelinhas. Fizemos de tudo para que o Natal de todas as crianças de Goiás tivesse o que existe de melhor, salientou Caiado. Neste fim de ano, o Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), distribui um total de 525 mil brinquedos a crianças dos 246 municípios goianos.