A jovem Loren Montefusco, de 22 anos, tem uma alergia extremamente rara a água o que a faz evitar tomar banhos regulares por causa da coceira causada na pele.
Ela que mostra a sua rotina na rede social TikTok, relatou que precisa se arranhar para aliviar as coceiras e queimações que sente ao entrar em contato com a água quando toma banho. A jovem disse que menos de 5 minutos em contato com o líquido são suficientes para desencadear a alergia.
A condição de Loren atinge cerca de 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo. Ela notou sua reação à água pela primeira vez quando tinha 12 anos e foi diagnosticada com urticária aquagênica aos 19 anos. Os principais sintomas que a doença causa são manchas vermelhas, coceira e irritação na pele.
Em casos onde a doença é mais grave, uma exposição prolongada pode gerar um quadro de choque anafilático, reação alérgica extrema que deixa o indivíduo sem conseguir respirar.
Loren Montefusco diz que a sua condição piorou e os seus sintomas tornaram-se mais graves. A urticária aquagênica impede que a jovem tome banho de piscina, use hidromassagem e até mesmo as gotas do próprio suor a deixam incomodada.
Ela descreveu que acha nojento tentar não tomar banho, mas após encontrar um grupo nas redes sociais de outras pessoas que também o fazem, isso a ajudou a se sentir melhor. Loren tentou usar um pano e água para se lavar, mas ainda gerava uma reação alérgica, então usar lenços umedecidos foi uma das alternativas.
Por causa da raridade da doença, pouco se sabe sobre a melhor forma de tratá-la, mas algumas terapias incluem anti-histamínicos, tratamentos com esteroides, luz ultravioleta, banhos de bicarbonato de sódio além de cremes que atuam como barreira.