A Prefeitura de Quirinópolis, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, vem esclarecer sobre os BOATOS de contaminação da água em Quirinópolis, pois em grupos de WhatsApp da cidade circulou essa FAKE NEWS que haveria contaminação na água fornecida pela SANEAGO.
Nenhuma pessoa foi atendida na rede pública municipal com sintomas de contaminação pela água, neste sentido não há nada que possa confirmar tal boato.
A Superintendência em Saúde do Município (Vigilância Sanitária), recolhe aleatoriamente, em média, 18 amostras mensais de água para análise, em diversos pontos da cidade, nunca foi encontrado nenhum tipo de contaminação.
Mesmo com todas as medidas tomadas, com a circulação desse BOATO foram colhidas novas amostras e enviadas ao laboratório referência do estado (LACEM) para novos testes.
Vale ressaltar que muitas residências usam água de cisternas ou poços artesianos, que são mais propícios a contaminação, nesses casos os Agentes de Saúde fazem a orientação de descontaminação através do uso de cloro.
Outro ponto que é observado pelos agentes são os reservatórios de água nas residências, pois se esses estiverem abertos, os pássaros assentam para beber água e defecam nos mesmos causando contaminação. Quando há alguma suspeita nesses casos uma amostra da água é colhida tanto no hidrômetro quanto no reservatório para saber onde está o problema.
Sendo assim, a Prefeitura de Quirinópolis reafirma que não há nenhuma contaminação na água usada pela população, tudo não passa de uma informação errada que circulou na cidade.