Famílias ainda não entrevistadas por agentes censitários devem ligar gratuitamente para o número 137 e responder à pesquisa_

Com quase 85% da população brasileira recenseada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma prévia do Censo Demográfico 2022 e os dados apontaram para uma estimativa de queda populacional em Quirinópolis, passando de 51.323 habitantes estimados em 2021 para 50.540 no ano passado. O dado dispara um alerta para o município, que pode perder em repasses tanto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma transferência de verba institucional da União para os Estados proporcional à quantidade de habitantes, além de uma série de outros programas federais que também tem como base de cálculo o contingente populacional.

O levantamento foi feito pela Agência Goiana dos Municípios (AGM) e mostra que o índice que calcula o valor FPM que deverá ser repassado para Quirinópolis foi de 2,4, em 2021, para 2,0, em 2022, o que representa uma queda substancial aos cofres públicos municipais. Entretanto, é possível alterar este cenário e, para isso, a participação da população no Censo 2022 é fundamental e pode ser feita por telefone por meio do Dique-Censo.

O serviço funciona da seguinte forma, caso ninguém da residência tenha respondido ao questionário junto a um agente recenseador, basta ligar para o número 137 e participar da pesquisa. A chamada é gratuita, todos os dias da semana, das 8h às 21h30. O prefeito Anderson de Paula faz um apelo para que a população não fique de fora do Censo 2022 e ajude o município a não perder verbas que são convertidas em investimentos para saúde, educação, infraestrutura e vários outros serviços.