Criado em 2021, o Programa Dinheiro na Escola Quirinópolis (PDDEQ) foi proposto como um mecanismo de financiamento complementar da educação pública municipal visando o retorno seguro dos estudantes às salas de aula em um período pós-pandêmico. Com um investimento de mais de R$580 mil reais, o projeto ofereceu autonomia às unidades de ensino para que estas pudessem estabelecer como os recursos recebidos seriam gastos, como para a aquisição de equipamentos de proteção individual, itens do protocolo de biossegurança de prevenção ao contágio do Coronavírus; material de expediente, material de limpeza, pequenos reparos e manutenção das unidades.
Como explicou a diretora do CMEI Hetiell Claudino, professora Marciela, “o PDDEQ foi um programa de muita valia para as nossas escolas, pois através dele, adquirimos autonomia de fazermos o levantamento do que, de fato, a instituição precisa”. Assim, com a eficácia do projeto comprovada e seus impactos positivos na educação municipal, para 2022, o executivo aumentou os repasses e tornou o Programa uma lei municipal. Neste ano, serão cerca de R$630.000,00 investidos, que já começaram a ser pagos às escolas.
Como um exemplo, Marciela conta que, em 2021, a instituição recebeu uma verba complementar de R$24.200,00. “Foram vários benefícios que adquirimos com a verba, fizemos um plano de aplicação com todos os professores e fizemos esse levantamento. Adquirimos bebedouros, TVs, EPIs, produtos de higiene e limpeza, dentre outros”, explicou. Para 2022, serão mais R$26.300,00 repassados à instituição em duas parcelas, que já começaram a ser pagas. “Que esse projeto dure, pois precisamos dele”, concluiu Marciela.
Visando dar mais transparência ao programa e mostrar como as escolas têm realizado a gestão dos recursos, a Prefeitura de Quirinópolis começa hoje o “PDDEQ em série”. A ideia é visitar todas as unidades escolares e mostrar, na prática, como o dinheiro tem chegado e permanecido diretamente na escola.