Campanha se estende durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde da cidade

Nem a chuva atrapalhou a Secretaria Municipal de Saúde na missão de conscientizar nossa população sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero. Nesta segunda-feira (10), a pasta realizou um pit stop na Praça da Rodoviária, com direito a balões cor de rosa para chamar atenção do público, carro de som, vacinação e distribuição de panfletos com informações sobre a agenda programada para este mês para incentivar o público feminino a cuidarem da saúde.

Como reforçou o secretário municipal de saúde, Jader Adriano, “estamos levando informações ao nosso público feminino sobre a prevenção do Câncer de Mama e do Câncer de Colo de Útero. Então, dê a você, mulher, um toque de cuidado”. Assim, Jader explicou que a pasta preparou um cronograma de ações específicas para este Outubro Rosa, visando sensibilizar o público-alvo da campanha a manterem os exames em dias. “A agenda que vai ser desenvolvida aqui hoje e também durante todo o mês de outubro prevê atividades de conscientização e também a importância da busca periódica da prevenção nos seus exames”, salientou.

Neste sentido, durante todo o mês de outubro, haverá coleta de preventivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em dias específicos, o trailer da saúde estará em pontos diferentes como um reforço para a realização do Papanicolau. Nos dias 14 e 15, a unidade móvel estará na UBS 9 (Feira Coberta), de 17 a 18, a ação será na UBS 4 (Bairro Alvorada) e, por fim, nos dias 24 e 25, será dia da UBS 1, no Bairro Flamboyant, receber o trailer.

Jader lembrou que também, em outubro, a campanha ganha força, mas que durante o ano todo é possível ser atendido: “reforço aqui que esses atendimentos de prevenção e saúde estão disponíveis em toda rede pública de saúde na atenção básica”. E concluiu dizendo que “a prevenção possibilita o diagnóstico precoce, que representa a maior probabilidade de cura, o que, em alguns casos representa até 95% de chances de cura”.

Enfim, de acordo com o secretário, ações como estas vão ao encontro de uma forma de trabalho da gestão que visa democratizar o acesso à saúde e humanizar o atendimento. “Somos uma gestão que prioriza as pessoas. Desenvolvemos ao longo de todos os dias políticas públicas de saúde voltadas a todas as pessoas”, destacou.