A saúde pública começa pela atenção básica. Por isso, Quirinópolis tem investido em fortalecer o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que já gerou resultados positivos. O município deu salto de mais de 3.000 posições nas estatísticas do Previne Brasil, programa nacional de financiamento da atenção básica. Para celebrar o feito, a Secretaria Municipal de Saúde premiou, na última quinta-feira (13), as unidades que mais se destacaram no quadrimestre.
“Nós estamos plantando sementes aqui”, iniciou o secretário municipal de saúde Jader Adriano, ao contar aos servidores da UBS 9 – Tonho Mariquinha que eles atingiram o primeiro lugar em resultados entre as UBSs do município e reforçou a importância do trabalho de cada profissional para elevar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos para a população. O grupo passou também pela UBS 6 – Antônio Alvim, que recebeu o troféu de segundo lugar, e pela UBS 8 – Lourival Pereira, que alcançou a terceira colocação nas estatísticas de atendimentos.
Previne Brasil
Os dados levaram em consideração sete indicadores que compõem um dos critérios avaliados no Previne Brasil para o repasse de verbas aos municípios: o financiamento por desempenho. A ideia do programa neste sentido é justamente encaminhar recursos proporcionais aos resultados que a atenção primária entrega em cada cidade, incentivando os gestores a buscar ativamente as famílias visando a prevenção e o cuidado, sobretudo com gestantes, mulheres, pessoas com comorbidades, crianças e idosos.
“Isso reflete ainda mais na arrecadação de recursos para a atenção primária no município”, explicou Jader, ressaltando que, dos sete critérios avaliados nesta categoria, Quirinópolis atingiu seis, o que garantiu ao município subir mais de 3.600 posições no ranking nacional e consolidar a cidade como a 4º melhor em Atenção Básica dos municípios da região Sudoeste I. Por isso, a premiação pensada pelo grupo gestor visou incentivar que, cada vez mais, as unidades trabalhem em busca dos resultados.
“Para a gente é um orgulho muito grande vir aqui, parabenizar as equipes e levar o troféu simbólico para eles, que é mais um reconhecimento para essas pessoas pelo trabalho realizado, desde a busca ativa dos agentes de saúde até a parte de triagem da enfermagem, a parte clínica dos médicos, nossos odontólogos também em cada unidade”, contou o gestor. “Isso se faz muito importante para compor esses indicadores que, hoje, o município de Quirinópolis está festejando”, finalizou o secretário.