_O GEIC, como é conhecido, vai atuar, sobretudo, na investigação de homicídios, tráfico de drogas, dentre outros_
A Segurança Pública de Quirinópolis não para de evoluir. Prova disso é que a manhã desta quarta-feira (12) marcou mais uma importante conquista para o município com o anúncio da instalação de um Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC). A unidade, que será redigida pela delegada Camila Simões, tem por objetivo atuar, sobretudo, na investigação de crimes complexos, como homicídios, tráfico de drogas, latrocínio, lavagem de dinheiro, organizações criminosas, roubo com o emprego de arma de fogo, dentre outros.
Segundo a delegada Camila Simões, Quirinópolis será o primeiro município que não é sede regional da Polícia Civil a receber um grupo de investigação especializada. “Neste grupo agora a gente pretende trazer uma atuação mais específica voltada para as necessidades do município com foco na resolução de crimes e diminuição de estatísticas”. Camila conta ainda que o GEIC nasceu de uma operação de grande destaque realizada no primeiro semestre de 2023, a Operação Mystace.
“A operação de março foi uma investigação embrionária do nosso grupo, que já fazia esse trabalho especializado aqui, mas de forma interna. Em face do sucesso da investigação, a polícia Civil, reconhecendo nosso trabalho, nos concedeu a criação do GEIC aqui no nosso município”, completou Camila lembrando ainda que a iniciativa “vai facilitar muito até o atendimento a cidades próximas”, ressaltou, ao tornar Quirinópolis um polo de investigação.
Um polo de segurança pública
Neste sentido, o delegado regional da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DPR), Dr. Danilo Fabiano, enfatizou que a operação foi uma das maiores da região nos últimos tempos, com 24 mandados de prisão cumpridos, e demonstrou não só a importância da criação do Grupo na cidade, mas também a capacidade do efetivo de Quirinópolis para receber um GEIC. “Quirinópolis hoje é uma cidade polo”, afirmou, reforçando ainda que o município se tornou um verdadeiro parceiro da Polícia Civil em muitos aspectos.
Representando a diretoria de polícia do Estado, a dra. Cybelle Tristão, gerente de apoio às regionais, definiu o GEIC como o “grupo do momento”, que vem ganhando força pela sua especialidade de investigação, sendo de extrema relevância por ser capaz de dar respostas rápidas às demandas. Por isso, a delegada titular da Polícia Civil em Quirinópolis, dra. Simone Casemiro, completou dizendo que a inauguração do GEIC “é um marco para a cidade” e ressaltou também que prova disso é que, desde a operação Mystace, é perceptível estatisticamente a diminuição de casos como roubos, furtos, dentre outros.
Mais melhorias
Assim, outra conquista que foi mencionada durante o evento foi a construção da nova sede da Delegacia de Polícia Civil no município, que está em fase de execução ao lado da 15ª CIBM. “Eu me alegro muito em ver a evolução da Polícia Civil em Quirinópolis”, afirmou a dra. Simone Casemiro. “Achei que iria me aposentar sem ver uma nova sede para nossa delegacia”, afirmou comemorando as melhorias que têm acontecido para a unidade, que era a única de segurança pública em Quirinópolis que não possuía sede própria.
Por fim, Danilo também destacou que, com todas essas melhorias, Quirinópolis ganha na parte estrutural e também especializada, com um efetivo bem instalado e capaz de atender com excelência não só Quirinópolis, mas também o entorno. Neste sentido, o delegado regional anunciou ainda que o prefeito Anderson de Paula tem buscado incansavelmente a implantação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), respondendo a uma demanda latente em Quirinópolis.
Também estiveram presentes no evento, o secretário municipal de administração, Valmir Andrade, representando o prefeito Anderson de Paula, o vereador Wellington Faustino, Dra. Fabiana Santana representando a OAB, além dos servidores da delegacia.