senado-aprova-criacao-da-regiao-turistica-vale-do-panema,-e-texto-vai-a-sancao
Senado aprova criação da região turística Vale do Panema, e texto vai a sanção

Benefício atinge Usina Hidrelétrica de Jurumirim (SP) e arredores
Raylton Alves/Banco de Imagens ANA

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que cria a região turística Vale do Panema, área formada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim, em São Paulo, e seus arredores. A intenção é impulsionar a economia local por meio do turismo. Com a aprovação no Senado, o projeto vai a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja também

Brasília
Comissão do Senado aprova obrigação de corruptos pagarem em dobro verba pública desviada

Brasília
Pedido de impeachment contra Lula ultrapassa 120 assinaturas na Câmara dos Deputados

Brasília
Parlamentares pressionam Lira e Pacheco por devolução de MP da reoneração

A região beneficiada engloba os municípios paulistas de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba.

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), autor do projeto, explicou que o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, com destaque para o turismo náutico e de pesca, que são beneficiados pela infraestrutura de esportes e lazer disponível.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), relator da proposta no Senado, disse que o Vale do Panema, com lugares como a Praia dos Holandeses, a Praia Branca e a Enseada Azul, tem tudo que é preciso para ser uma área especial de interesse turístico.

Segundo o artigo 3º da Lei nº 6.513 de 1977, as Áreas Especiais de Interesse Turístico são partes do território nacional, incluindo suas águas, que devem ser protegidas e valorizadas por seus aspectos culturais e naturais. Elas são destinadas a receber planos e projetos para promover o turismo.