Falar sobre suicídio não é fácil, mas esta é a melhor forma de prevenir que ele aconteça. Por isso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou, nesta sexta-feira (9), a abertura da campanha Setembro Amarelo no município, uma iniciativa que visa intensificar o trabalho que, durante o ano inteiro, é realizado na unidade visando o bem-estar psicossocial da população, uma questão de saúde pública que deve ser levada a sério.
Como afirmou o secretário municipal de saúde, Jader Adriano, atualmente, o CAPS realiza mais de 200 atendimentos mensais e, neste mês, o trabalho ganha um reforço importante. “O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e, com essa ação, nos aproximarmos dos usuários otimizando o acolhimento a cada um”, afirmou. Assim, de manhã e durante a tarde, diversos profissionais se uniram para falar abertamente sobre o tema, incentivando o diálogo, desmistificando tabus e criando um ambiente seguro para que os participantes pudessem entender e expressar suas emoções.
Neste sentido, Jader explicou que “a grande maioria das mortes podem ser evitadas e o diálogo é o melhor caminho. O assunto é a melhor forma de atuarmos e enfatizarmos a necessidade de estarmos atentos uns aos outros”. Por isso, para abrir a campanha, a unidade utilizou a escuta ativa, informação de qualidade e o acolhimento como uma ferramenta para tratar do tema tão urgente. “Falar sobre é o caminho, sendo um ato de cuidado conosco e também com o próximo, algo fundamental para atender àqueles que mais precisam”, reafirmou o secretário.
“Quero aqui hoje, em nome da coordenadora do CAPS, dona Conceição, agradecer a todos os envolvidos e a toda equipe nesse evento promovido aqui hoje e parabenizar a todos do CAPS pelo trabalho realizado diariamente com amor, carinho e atenção e, principalmente, o acolhimento a todos que aqui chegam para o atendimento”, finalizou.