O Youtuber Elvish Yadav foi preso no último domingo por supostamente fornecer veneno de cobra para ser usado como droga, segundo a emissora indiana NDTV. O influenciador possui 15 milhões de seguidores e foi detido sob a Lei da Vida Selvagem.
Em novembro do ano passado, Yadav estava em uma festa que foi invadida pela polícia sob suspeita de que havia veneno de cobra sendo usado como droga. Foi iniciada uma investigação e cinco pessoas suspeitas de contrabando de cobras foram interrogadas. Todas elas apontaram o Youtuber como o organizador do evento e fornecedor do veneno.
O Youtuber que foi preso é vencedor de uma das versões do Big Brother indiano e negou todas as acusações. Em entrevista para a emissora NDTV, também informou que cooperaria totalmente com a polícia.
Nove cobras, incluindo najas, foram recuperadas da festa, além de 20ml de veneno de cobra. Yadav foi levado sob custódia judicial por 14 dias, após quatro meses do seu interrogatório. O caso ganhou os holofotes após a denúncia da organização de bem-estar animal People For Animals. Segundo eles, Yadav estava gravando vídeos com cobras e venenos, segundo o jornal India Today.
Um estudo realizado em 2022 e publicado no Journal of Forensic and Legal Medicine aponta que há preocupações sobre o uso do veneno de cobra como droga. “ O uso do veneno pode ser visto frequentemente em festas rave”, disse a pesquisa, observando 13 casos de veneno de cobra sendo usado como substância recreativa na Índia.